Assinatura RSS

Por que gastamos tanto?

Cada pessoa deve ter a consciência do seu papel neste planeta e onde ela estiver, não ter medo de fazer o papel de chato, de diferente, fazer e falar o que é correto. Primeiro fazer, depois falar, pois se falar resolvesse alguma coisa, não teríamos mais tantos problemas.

O consumismo é algo muito forte e está atrelado ao bem estar, nossa mente está sendo  constantemente bombardeada por imagens, mensagens e propagandas que vinculam o consumismo com sensações de alegria e prazer.

Devemos nos tornar capazes de diferenciar o “eu quero” do “eu preciso”.

É cada vez maior o números de jovens brasileiros que apresenta um interesse especial em fazer compras e que gasta a mesada ou o salário antes de o mês acabar.

De acordo com Ana Luiza Jimenez (10/07/2012): “Os índices de endividamento no país são os mais altos dos últimos oito anos e bateram o pico em 8% em 2012. Os jovens não ficam de fora das estatísticas e, assim que ingressam no mercado de trabalho, começam a se complicar gastando mais do que ganham”.

Para não se endividar, devemos refletir a respeito das nossas atitudes de uma maneira racional, fazer levantamentos numéricos para verificar se certa compra ou investimento é possível ou não.

 

Começaremos fazendo um estudo da viabilidade da fabricação dos lanches no recreio. Verificar se isso está dando lucro real ou apenas se torna uma troca de dinheiro.

Usaremos uma planilha eletrônica para analisar as diversas situações. Para isso, cada grupo deverá trazer anotadas as informações a seguir: produto produzido; custos de todos os ingredientes; quantidades utilizadas; custos de gás de cozinha ou luz elétrica utilizadas na fabricação; quantidade fabricada e preço de venda.

 

Bibliografia:

  1. http://www.ecodebate.com.br/2013/09/06/o-consumo-desenfreado-e-incompativel-com-a-sustentabilidade-artigo-de-raimundo-nonato-brabo-alves
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: